Com a aproximação do fim do ano, empregadores e trabalhadores ficam atentos ao pagamento deste benefício que é garantido por lei. Especialista da KBL Contabilidade esclarece algumas dúvidas frequentes sobre o tema.
Programa oferece condições especiais com descontos de até 99% em multas e juros para dívidas municipais
O Governo de Goiás vai prorrogar até 20 de dezembro o prazo de adesão ao programa de regularização fiscal Negocie Já, que abrange dívidas de ICMS, IPVA e ITCD contraídas até junho de 2023. O projeto de lei que trata da prorrogação foi aprovado em votação definitiva na Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira (24/10).
Entenda como o Artigo 323 do PLP 68/2024 afeta empresas sem contabilidade organizada. Descubra os riscos de autuações, a complexidade na regularização e como se preparar para as novas regras contábeis

FGTS Digital: Nova plataforma promete facilitar processos e economizar tempo para empregadores

FGTS Digital: Nova plataforma promete facilitar processos e economizar tempo para empregadores

O FGTS Digital chega para facilitar o processo para empregadores

Por: KBL
18/03/2024

O governo federal lançou a nova plataforma do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), o FGTS Digital. Esse recurso, voltado principalmente aos empregadores, promete facilitar a realização de pagamentos e a prestação de contas do benefício.

O governo federal lançou a nova plataforma do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), o FGTS Digital. Esse recurso, voltado principalmente aos empregadores, promete facilitar a realização de pagamentos e a prestação de contas do benefício.

O que é o FGTS Digital?

A plataforma tem como objetivo otimizar a gestão do pagamento do FGTS. Ela permite o depósito do benefício via Pix, realização de procurações pelo próprio site e emissões de guias. Segundo o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, essa inovação pode economizar cerca de 36 horas mensais aos empregadores com a gestão do FGTS, além de reduzir os custos operacionais em aproximadamente R$ 144 milhões anualmente.

Quem será impactado pelo FGTS Digital?

Estima-se que a plataforma beneficiará cerca de 4,5 milhões de empregadores e impactará 50 milhões de trabalhadores. Isso, segundo relata o presidenta da Serpro, a companhia responsável pela tecnologia por trás do projeto, Alexandre Amorim.

Passos para acessar o FGTS Digital

Para usar a ferramenta, é necessário ter uma conta nos níveis prata ou ouro no site gov.br e acessar a plataforma do Ministério do Trabalho. Sendo redirecionado para o Painel do FGTS Digital ao acessar o sistema pela primeira vez, o usuário deverá fornecer todos os dados cadastrais solicitados para obter acesso aos demais módulos do sistema.

Quem precisa acessar o FGTS Digital?

Todas as empresas, microempreendedores individuais (MEI) e empregadores de trabalhadores domésticos necessitam acessar o FGTS Digital e fazer os respectivos pagamentos pelo programa. Além disso, se os empregadores fornecerem os dados contratuais e de folha de pagamento no eSocial, eles terão acesso a um sistema integrado que oferece geração de guias personalizadas, cálculos de indenizações compensatórias, obtenção de extratos detalhados por trabalhador ou resumos consolidados por empregador e possibilidade de pedidos de estornos e parcelamentos.

FGTS digital x saque digital do FGTS

O FGTS Digital é voltado principalmente para os empregadores e serve para facilitar o pagamento e prestação de contas do benefício. O saque digital, por outro lado, serve para o trabalhador receber o benefício em sua conta sem a necessidade de ir em uma agência física da Caixa. Este pode ser solicitado de forma totalmente online pelo aplicativo do FGTS.

Fonte: Portal O Antagonista 

Compartilhe