O Convênio ICMS 109/24, publicado pelo CONFAZ, traz inovações importantes em relação ao Convênio 178/23. A nova norma permite que os contribuintes optem por equiparar a transferência de mercadorias a uma operação tributada, conferindo maior flexibilidade na gestão de créditos de ICMS. Além disso, estabelece limites para o crédito transferido e atualiza a base de cálculo, alinhando-se às alterações da LC 204/23
Programa de Depreciação Acelerada estimula renovação de maquinário e deve fortalecer o crescimento de parques industriais como os de Goiás, que vêm se destacando nacionalmente. Previsão é de que a novidade reflita positivamente no PIB e na criação de empregos
Entre as regras existe uma determinação que prevê que o contribuinte precisa estar em dia não só com a PGFN, mas também com a RFB
A assinatura eletrônica revolucionou a forma como realizamos transações e negócios no mundo digital. Mas afinal, o que é assinatura eletrônica e quais são suas vantagens?

PMEs: Veja quais foram os segmentos que mais precisaram de crédito na pandemia

PMEs: Veja quais foram os segmentos que mais precisaram de crédito na pandemia

Por: Autor
26/05/2021

Um levantamento realizado pela fintech 123Qred mostra que as pequenas e médias empresas (PMEs) foram afetadas pela pandemia de coronavírus.

A instituição recebeu mais de 30 mil pedidos de crédito desde o início de sua operação, em julho de 2020. 

O setor de serviços foi o que mais precisou de empréstimos, 60% dos R$ 7 milhões concedidos pela fintech. Em seguida, aparece o comércio, com 34% e indústria com 6%.

Crédito PMEs

A maior parte dos pedidos (cerca de 47%) tinha como objetivo conseguir dinheiro para capital de giro e fluxo de caixa. 

Já 26% das empresas buscaram crédito para expandirem seus negócios ou gerarem novas receitas. 

Por fim, 24% precisaram de dinheiro para comprar equipamentos ou fazer estoque.

Segundo o levantamento, o ticket médio dos empréstimos fornecidos pela fintech é de R$ 25 mil e 75% do total de solicitações são feitas por dispositivos móveis como smartphones ou tablets.

O levantamento ainda mapeou que metade dos clientes da fintech são jovens, com idade entre 25 e 45 anos. As mulheres representam 52% do total da base e São Paulo concentra 65% dos contratos.

Fonte: Portal Contábeis

Compartilhe