Mercado de BPO Financeiro deve movimentar US$ 95 bilhões até 2024

Prazo para governo e Congresso decidirem sobre compensação da desoneração se encerra em 19 de julho
Grupo de Trabalho da Reforma Tributária afirma que objetivo é assegurar que a carga tributária seja neutra para todos os setores da economia
Deputado diz que relatório do projeto de regulamentação não prevê taxação de fundos imobiliários

Mercado de BPO Financeiro deve movimentar US$ 95 bilhões até 2024

Mercado de BPO Financeiro deve movimentar US$ 95 bilhões até 2024

Por: Autor
15/06/2022

O Business Process Outsourcing (BPO) é um sistema de terceirização de processos administrativos que está sendo cada vez mais adotado pelo mercado.

O segmento tem expectativa de crescimento de aproximadamente 14% até 2024, de acordo com a pesquisa de mercado global Technavio, e receberá investimentos de US$ 95 bilhões.

O Brasil ocupa a quarta posição no ranking de indústrias globais de terceirização, de acordo com levantamento da A.T Keamey Global Services Location.

Esse segmento está em ampla expansão já que promove a redução dos custos operacionais nas empresas ao assumir as atividades burocráticas e manuais. 

Com o BPO, o empresário pode focar na atividade principal do negócio, enquanto deixa as secundárias nas mãos de especialistas.

BPO Financeiro

O BPO Financeiro é a contratação de uma empresa terceirizada para realizar a gestão das finanças de outros empreendimentos.

O profissional que atuar nessa área será responsável por toda ou parte da gestão financeira, integrando com as rotinas contábeis e obrigações tributárias.

Entre os serviços de BPO Financeiro estão:

  • Conciliação diária de todas as entradas e saídas do negócio;
  • Gerenciamento de pagamentos de fornecedores;
  • Lançamento de contas a pagar na plataforma de gestão financeira;
  • Agendamento de pagamentos para que o empreendedor autorize transações;
  • Transações de pessoas através de folha de pagamento de empregados;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Elaboração do fluxo de caixa;
  • Gestão de indicadores;
  • Análise de crédito;
  • Gestão de documentos.

Com esses dados, o profissional também consegue ter uma visão estratégica do negócio e auxiliar o empresário na tomada de decisões mais assertivas.

Além do financeiro, também podem ser contemplados com o BPO os serviços de Recursos Humanos, administrativos, contábeis, comerciais e de compliance. 

Oportunidades

Uma pesquisa da Delloite’s Global Outsourcing Survey mostrou que 78% dos clientes de BPO se sentem felizes com suas soluções.

A estatística comprova que o BPO é realmente capaz de entregar os resultados prometidos e satisfazer as expectativas e necessidades de boa parte dos empresários.

Além disso, a mesma pesquisa apontou que boa parte dos sistemas de BPO se preocupam em otimizar constantemente o seu serviço, principalmente, melhorando o nível de qualidade (58%), investindo na experiência do cliente (38%), reduzindo o tempo das transações (21%), desenvolvendo novas capacidades de entrega (20%) e até oferecendo suporte no crescimento da receita do cliente (31%). Ou seja, uma grande oportunidade de mercado.

Fonte: Portal Contábeis

Compartilhe