Receita de Consenso busca reduzir litígios e promover resolução consensual de conflitos tributários
Impactos da reforma tributária no Simples Nacional é debatido em comissão do Senado
Proposta de Lei pode impulsionar o mercado de trabalho ao desonerar salários até R$ 1.412, com potencial impacto nas receitas da Seguridade Social
Ex-Fazenda e BC aponta que é necessário reduzir gastos públicos para baixar carga tributária industrial

IR 2022: faltando apenas uma semana para o fim do prazo, 27% dos contribuintes ainda não enviaram declaração

IR 2022: faltando apenas uma semana para o fim do prazo, 27% dos contribuintes ainda não enviaram declaração

Por: Autor
25/05/2022

De acordo com informações divulgadas pela Receita Federal, até nesta segunda-feira (23), às 11h, foram enviadas 25.094.079 declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022, referente ao ano-calendário de 2021.

O órgão espera receber 34,1 milhões de declarações neste ano, então o número recebido até o momento equivale a cerca de 73% do total. 

O prazo final para entrega da declaração é no dia 31 de maio, na próxima terça-feira, então 9.005.921 brasileiros, correspondendo a 27% do esperado, ainda precisam enviar  suas declarações.

“Não deixe para a última hora. É bom alertar que quem estiver obrigado a entregar a declaração e não o fizer até o fim do prazo estará sujeito à multa”, alertou a Receita em nota.

Multa por atraso

Além da multa pelo atraso no envio da declaração do IRPF 2022, que é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do imposto de renda, com valor mínimo de multa de R$ 165,74, quem atrasar e tiver valores a receber, demora mais para receber a restituição, indo para o final da fila.

Além disso, aqueles que têm direito à restituição, se a multa não for paga dentro do vencimento, ela será descontada, com os respectivos juros, do valor do imposto a ser restituído.

Fonte: Portal Contábeis

Compartilhe