Falsa guia de pagamento do DAS têm enganado contribuintes

Prazo para governo e Congresso decidirem sobre compensação da desoneração se encerra em 19 de julho
Grupo de Trabalho da Reforma Tributária afirma que objetivo é assegurar que a carga tributária seja neutra para todos os setores da economia
Deputado diz que relatório do projeto de regulamentação não prevê taxação de fundos imobiliários

Falsa guia de pagamento do DAS têm enganado contribuintes

Falsa guia de pagamento do DAS têm enganado contribuintes

Por: Autor
17/03/2022

A Receita Federal divulgou um alerta aos contribuintes do Simples Nacional. Golpistas estão enviando uma guia de pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) por correspondência.

Na guia, constam elementos conhecidos como a logomarca oficial do Simples e termos técnicos para tentar dar veracidade ao documento falso. 

Com ameaça de multa altíssima de até 225% sobre o valor cobrado, os golpistas tentam pressionar as possíveis vítimas para que paguem as suas pendências, conforme mostra a imagem abaixo:

A única opção para realizar o pagamento é pelo Pix, ferramenta de pagamento instantâneo do Banco Central. 

O sistema direciona o pagamento para uma empresa privada denominada SIMPLES PAGAMENTO ONLINE LTDA.

A Receita Federal alerta que os contribuintes devem verificar os pagamentos pendentes e as dívidas em aberto sempre nos sites oficiais dos órgãos públicos. 

No caso do Simples Nacional, as pendências podem ser consultadas no portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal em gov.br/receitafederal, ou no Portal do Simples Nacional, em www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional.

Fonte: Portal Contábeis

Compartilhe